Todas as Publicações dos Clubes

Papel da mulher no meio rotário

A mulher ao longo dos anos vem ampliando sua participação nos diversos espaços da sociedade. Nos diversos contextos o lado feminino está presente e aparece como de extrema importância, seja pela criatividade, inteligência, competência ou sensibilidade. O potencial feminino atualmente é reconhecido pelos diversos papéis que as mulheres assumem na sociedade, de mãe, de irmã, de filha, de esposa, de trabalhadora e de liderança. Liderança está reconhecida em 1972 pela instituição Rotary quando um clube de Rotary norte-americano propôs a admissão de mulheres à medida que elas fossem adquirindo mais destaque em suas profissões. Assim, em 1987, o Conselho decidiu que as mulheres poderiam fazer parte do quadro associativo de qualquer Rotary Club no mundo. Hoje, as mulheres somam mais de 200 mil rotarianas no mundo e no distrito 4660 temos 377 mulheres. Somos uma grande força que trabalha para fazer a diferença, para fazer melhor e mais pela sociedade. Mulheres em ação que promovem vínculos, inovação, desenvolvimento e novas perspectivas para os diversos campos onde atuam e transitam pelo meio rotário agregando saberes e experiências. Para Beauvoir (1980), uma mulher torna-se plenamente humana quando tem oportunidade de se dedicar ao exercício de atividades públicas e quando pode ser útil à sociedade. Assim são as mulheres rotárias, caminhando e plantando sementes para uma sociedade melhor e mais igualitária.   Sandra David Mestre em educação. Coordenadora pedagógica. Consteladora Familiar. No Rotary há 7 anos. Ser Rotary representa estar inserida num projeto de vida em que o dar de si representa um lema diário.   Gabriele Perez Cirurgiã dentista. Especialista em endodontia. No Rotary há 1 ano e meio.   Ligia Kerkhoff Odontóloga na FUMSSAR há 24 anos. Especialista em cirurgia bucomaxilofacial. Atuando há 30 anos na saúde pública. Vice presidente da ABO Santa Rosa. Coordenadora do Projeto Dentista do Bem em Santa Rosa. No Rotary há 10 anos.   Flávia Albuquerque Psicóloga. Especialista em Saúde da Família. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Especialista em Desenvolvimento no Infância e Adolescência. Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Trabalha na FUMSSAR atuando junto a populações em vulnerabilidade psicossocial, além da saúde do trabalhador. No Rotary há 1 ano. 

por

Dia Internacional da Mulher

A cada 8 de março, o Dia Internacional da Mulher vem recheado de homenagens carinhosas e também eivado de protesos pelo mundo todo, embora a busca de igualdade de gênero do presente distancie-se muito da origem desse dia especial. A ONU oficializou o Dia Internacional da Mulher em 1975, embora a luta das mulheres tivesse começando no início do século XX, quando os primeiros movimentos pela igualdade começaram. Mulheres operárias nos Estados Unidos e em alguns países socialistas da Europa começaram  campanhas por direitos iguais e melhores condições de trabalho, sendo esta a raiz do movimento que traria importantes mudanças à vida das mulheres. A marcha das  mulheres nos EUA, em 26 de fevereiro de 1909, reivindicava melhores condições de trabalho, pois as jornadas podiam chegar até 16 horas diárias, muitas vezes incluindo os domingos. EM 1913, as mulheres americanas buscavam também o direito de votar. Na Europa, o movimento também ganhava força e expressão. As mulheres já haviam incorporado os conceitos socialistas da igualdade de direitos iniciavam a sua luta por melhores condições trabalhistas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin, na 2° Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, propôs a criação de uma jornada de manifestações, que ocorreu em 19 de março de 1911, pela primeira vez. Em 1917, operárias russas saíram ás ruas para protestar contra a contra a fome e a 1° Guerra Mundial, nos primórdios da Revolução Russa. Dia 23 de fevereiro do calendário russo, que corresponde a 8 de março do calendário gregoriano, após a revolução bolchevique foi oficializado como o " Dia da Mulher Heroica e Trabalhadora" na Rússia. Passado um século, o movimento pela igualdade continua, entre discussões sérias e possições radicalistas, tendo como consequência fundamental a possibilidade de uma abordagem livre e aberta do tema e a revelação da importância crescente da mulher na construção da sociedade moderna. Mas, por favor, me perdoem, pois o texto é apenas sobre o dia 8 de março, que nunca, mas nunca mesmo, será o verdadeiro dia das mais bela criação de Deus. Texto: Nelson Greff / Rotary Club Santa Maria Dores 

Novos Uniformes para Alunos e Professores da Abefra

Na tarde do dia 06 de março o Rotary Club de Santa Rosa Júnior realizou a entrega de mais de 100 camisetas para a ABEFRA – Associação Beneficente São Francisco do Bairro Cruzeiro de Santa Rosa.  As camisetas serão utilizadas tanto por alunos da Instituição como por professores e voluntários que trabalham na mesma, suprindo em especial uma carência de diversas crianças que não tem condições de adquirir um uniforme que lhes permita frequentar a Associação com dignidade. Esta ação se concretizou através da mobilização do Rotary e principalmente pela doação das camisetas que foi feita por uma empresa privada da cidade. É a união de diversas forças da comunidade trabalhando juntas em prol da melhoria da vida de quem mais precisa.

por

Mês Feliz

Nenhuma comunidade, nação e região do mundo está imune à fome. Esse problema não possui uma solução simples, mas o Interact Club de Santa Rosa a anos realiza o projeto Mês Feliz, o qual mensalmente é destinado a uma família carente indicada por companheiros.

por

Localizar site dos clubes